Sobre a cidade de Seberi

O município, antes de sua emancipação, era um dos distritos de Palmeira das Missões, sendo mencionado na história local como uma das portas de entrada de colonos na Colônia Guarita. O local era chamado inicialmente de “Boca da Picada”, denominação logo substituída pelo topônimo “Fortaleza” e finalmente Seberi. O novo nome passou a ser utilizado somente a partir do ano de 1944 uma vez que seu nome anterior (Fortaleza) era utilizado na identificação de outra área.6
Geografia

Seberi é um município que faz parte da Microrregião de Frederico Westphalen e que conta com a rodovia BR-386. Localiza-se a uma latitude 27º28’41” sul e a uma longitude 53º24’09” oeste, estando a uma altitude de 546 metros.Limita-se ao norte com os municípios de Taquaruçu do Sul e Frederico Westphalen, a o sul com Boa Vista das Missões, ao este com Erval Seco e a leste com Cristal do Sul,Pinhal e Jaboticaba. Sua população estimada em 2010 é de 10.902 habitantes.

A economia é típica de cidade do interior, pequena porém de grande beleza natural. Está cercada por lavouras de soja, trigo, fumo e milho, dentre outros cultivos, e tem na agricultura e pecuária, bem como na Bacia Leiteira e no Gado de Corte, suas principais fontes de renda.

Na cidade de Seberi o custo de vida é baixo, tem poucos meios de lazer, mas tem bastante confraternizações e festas nas comunidades de interior e sua via gastronômica possui poucas opções, sendo na sua maioria bares e lanchonetes, encontrando nos postos Kakareko e Seberi boas opções para um bom churrasco

Tem um belo carnaval de rua com duas escolas de samba Esquina 800 e Bafo que proporciona ao município um belo espetáculo, tem a Exposeb, feira do município que mostra suas potencialidades e o Motoseb, encontro de motociclistas organizado pelo Moto Clube Animal de Seberi.

Possui uma pequena rodoviária ligeiramente afastada do centro da cidade, centro este que basicamente cerceia a Avenida Flores da Cunha, a principal da cidade, e que conta com uma boa rede de comércio possui dois hoteis e duas pousadas.

No centro da cidade possui uma praça toda revitalizada com concha acústica para shows e eventos como a Colônia em Festa, Motoseb e Semana Farroupilha, mais uma praça localizada no Bairro Boca da Picada e um Largo em frente a atual Prefeitura Municipal de Seberi, igualmente revitalizado recentemente. Para os praticantes das provas campeiras, características aos Rodeios Crioulos, existe uma pista para estas praticas, toda iluminada e com arquibancadas, localizada no Parque de Rodeios, próximo a BR 386.

Instalação da Labema, maior empreendimento industrial da cidade, gerando 600 empregos diretos, cujas obras estão em franco andamento. Possui empresas como Laticínio Seberi, Cerealista Rice e Agricenter que geram mais de 300 empregos diretos para o município, onde vem agregar renda para varias famílias.

Um município rico em cultura, onde se nota a presença marcante das etnias italiana, alemã, polonesa, açoriana e afrodescendente.